quinta-feira, 25 de agosto de 2011

" DESAFIO BLOGUESA! " - PRORROGADO ATÉ 30/08!!!

Oi gente! Não posso deixar de expressar minha frustração - fiquei "Murchinha da Silva"! Está certo que o Bloguesa é um"bebê", que o blog não tem a pretensão de ser aula de português e que ainda tem pouca adesão; mas de duas uma: ou eu estou dando uma importância "não necessária" ao estudo da gramática ou vocês, que me seguem ou acompanham, não estão dando "tanto importância". Quem sou eu para estar aqui cobrando "empenho, dedicação, ou apenas treino" das minhas amigas ou colegas... O fato é que todas são ou estão "concurseiras" e frequentam as aulas de Português como eu. Pensando nisso é que resolvi fazer este desabafo: não seria um exercício legal encontrar "objetos diretos" num texto? Por acaso estou pedindo algo que foge do que a gente está estudando ou que vai exigir horas de raciocínio e muito tempo perdido? Nem mesmo o prêmio foi um "atrativozinho"? Será o "medo" de tentar e errar? credito que é tentando que a gente aprende, é errando que a gente acerta! Fiquei chateada de verddade... uma única colega respondeu!!!
Vou prorrogar sim! Não costumo desistir... E tem mais, o prêmio além de gostoso vai ser legal - são 02 agora! 
As instruções continuam aí embaixo...
ESPERO ANSIOSA AS CORAJOSAS RESPOSTAS!
Abraços,
Cláudia.
___________________________________________


Olá pessoal!!!
Decidi lançar o primeiro "Desafio Bloguesa", pra dar uma movimentada geral e motivar quem anda com o Português "afiadinho"... Vamos lá??? 
Primeiro é preciso que tenham lido "Desejos" de Carlos Drumond de Andrade, postado sexta-feira passada no blog e que estou postando nesta, novamente.
Fácil: tá logo aí acima! É muito lindo, não é? Eu me vejo "vivendo" cada um desses desejos todas as vezes que leio e sinto uma paz, uma serenidade, uma coisa gostosa...
DESEJAR, no texto do Drumond, é um VERBO TRANSITIVO DIRETO E INDIRETO - " Quem DESEJA faz votos de saúde, felicidade, amor, etc. a alguém ".
Analisando, então, o poema, o autor começa com a frase principal: "Desejo a vocês..."- Sujeito oculto: EU; Verbo bitransitivo: DESEJO; Complemento Verbal = Objeto Indireto: A Vocês (presença da preposição "a" + pronome pessoal "Vocês")
Faltou então o Complemento Verbal = Objeto Direto ( ele faz votos de que? ou melhor, O QUE O AUTOR DESEJA?).
É este o DESAFIO: o autor enumera uma lista de Objetos Diretos! Quero saber: quantos são? Mas, veja bem. Depois das aulas da Raquel, ou de estudar a gramática, vocês sabem que existem os objetos diretos, e as orações objetivas diretas ( quando têm verbos!) - e o "nome e sobrenome" delas (a classificação da oração) depende da relação estabelecida dentro da frase. Entenderam?
Pois bem, quero saber quantos são os OD e/ou as orações com OD do poema em questão! Mas, tem que especificar quais são cada um(a) - difícil??? Não é não! Vai passar no concurso ou ficar viajando na maionese? Então, tem que tentar, combinado? 

Prêmio: Surpresa! É gostoso e é legal!!!
Prazo: Até 30/08 
Vencedor(a): Quem acertar (é claro) e me mandar primeiro a resposta.
E-mail: claudia.fagundes@ibest.com.br


      
     BOA SORTE!!!
Bom Fim de Semana!
     Beijinhos...

0 comentários:

Postar um comentário