sábado, 21 de abril de 2012

"Procurando Mário Quintana" - em verso e em prosa e muito ansiosa!

 Alegrete, RS. Cidade do homenageado e personagem principal dessa história, o famoso escritor Mário Quintana. Certamente uma viagem inesquecível! Cidade campeira do gaúcho tradicional: bombachas, botas, lenço no pescoço, poncho e chapéu. Combinação ímpar de belezas naturais, riqueza e cultura. Museus, praças, igrejas, harmonia do homem do campo e o da cidade. E foi naquele cenário que tudo aconteceu...

"Moço, moço, vi que o Sr. Mário passou por aqui e conversou com o senhor... percebeu se ele desceu por ali mesmo?"... "E o garçom, nem esperou resposta, me puxou pela mão: "por aqui, Senhora"... "Esta hora é hora sagrada para o Mestre e na certa está em casa!"... "E eu correndo e pensando - "hora sagrada", "terremoto da alma", "fim de mundo" - seriam todas profecias?"... "É ali senhora, aquela casa, a branca de janela azul aberta...é aquela ali!"... "Se puder me dê notícias do Mestre, o João ficou lá e não é o melhor dono de botequim..." "Muito obrigada seu garçom, seu nome é..." ...
"Joaquim". Completou ele, já virando a esquina da praça - Que praça linda: um coreto, pombos ao redor de um pipoqueiro e a igreja, claro, uma das muitas da cidade, imponente; o sino confirmava o meio do dia - "Só desci a ladeirinha e qual surpresa minha, o distinto "poeta" - quase confidente meu agora - se acomodava numa cadeira na calçada em frente à casa..."
"Fui chegando de mansinho... Acompanhado da sua bengala, estava mais sério e compenetrado; quem sabe pela "relativa felicidade" expressa no bilhete, ou pela tal "paz ilusória"... Vi que olhava bem além do que se pode enxergar de fato...( Preciso criar o hábito de andar com uma boa máquina fotográfica na bolsa. Há momentos que são inenarráveis, indescritíveis e imensuráveis! Fica a foto que diz tudo!!! ).
"Sr. Mário, não queria interromper sua hora sagrada, mas não é por acaso que estou aqui... e entreguei-lhe o papel - como se em minhas mãos estivesse sua vida inteira - o Sr. deixou cair..." Vamos entrar, minha senhora, está trêmula e assustada, vou pedir-lhe um copo d'água"... " Imagina, não quero aborrecê-lo, é hora da sesta, não é?"... "Jacira, um copo d'água por gentileza, a senhora veio em missão de nobreza!" ... "Escrevi outro dia mesmo, na certa usava este mesmo velho paletó. Não tinha dado por falta, está escrito aqui também, dentro da alma..."... "Mas, Sr. Mário, como posso dizer... se é uma CONFISSÃO e o Sr. diz certas coisas, ou melhor, escreve, é porque há de acontecer e estou aqui por esse motivo"... "O Sr. está sentindo alguma coisa? Este terremoto da alma que pressente que vai ter, sente algum sintoma que o leva a crer........ "Calma, minha senhora, já visitei o padre e já consultei o médico; estou bem olhado em matéria de corpo e espírito. É que aos poetas cabe fazer das vivências histórias, e escrever bonito, só isso!"... " Ah, bom! Mas é que está escrito CONFISSÃO, veio daí toda minha preocupação..." ... "Confissão é o que se faz com o tempo, quando já não se tem com quem compartilhar...Agradeço, enfim, sua nobre preocupação."... "Tenho aprendido com o tempo, Sr. Mário, e o tempo foi que me trouxe aqui... O Sr. não imagina o significado do dia de hoje no meu presente; que o passado foi-se e não mais me pertence, mas o futuro vou levar pra casa, com tudo que aqui vivi, e construí-lo no meu tempo."

O tempo
(Mário Quintana)
A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal…
Quando se vê, já terminou o ano…
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado…
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas…
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo…
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.

3 comentários:

  1. Lindo lindo lindo lindo!!!!! Quero mais!!!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo que vc gostou! Gostaria de que me desse a sugestão do próximo autor ou autora, posso esperar? Beijos, beijos e obrigada!!!

    ResponderExcluir
  3. Guimarães Rosa!!!!!!!!!! Nossa, seria o máximo!

    ResponderExcluir