Um dia, o livro e o filme de David Nicholls, e outras ideias para falar de amor e aproveitar seus momentos de preguiça
Imagine um dia qualquer, digamos 15 de julho. Agora imagine que alguém resolvesse contar a história da sua vida olhando apenas para esse único dia. A cada ano, durante 20 anos, esse escritor com veleidades de deus esperaria amanhecer o dia 15 para olhar para você e descobrir por onde você anda e o que está fazendo. Mergulharia ainda mais fundo e olharia para os amores, as tristezas, os enganos e as fantasias dentro do seu coração.
Contar a história de um casal começando num dia 15 de julho em que eles se encontram na formatura da faculdade e acompanhando-os sempre no mesmo dia durante 20 anos é o que torna o romance Um Dia, de David Nicholls, um livro ao mesmo tempo engraçado, leve e...incomodativamente verdadeiro!
David Nicholls é roteirista premiado algumas vezes. Talvez por isso faça cada capítulo do livro corresponder a um dos vinte dias 15 de julho que Emma e Dexter vão viver em duas décadas, e amontoe ali, naquelas 24horas, os mistérios, surpresas, aproximações e afastamentos, acertos e desacertos que compõem as idas e vindas de todas as histórias de amor. Coisa de bom roteirista, a vida picotada em minicrônicas sem enredos espetaculares onde quase todos nós poderíamos caber. Daí o incomodativo.
Acompanhar a história de Emma e Dexter ao longo dessa sucessão de dias 15 de julho faz a gente ficar imaginando que, de fato, cada dia encerra um pequeno mistério. Por isso, talvez, David Nicholls faz seus personagens viverem e reviverem o mesmo dia, à exaustão. A história deles, assim como a nossa, é tecida nos pedacinhos de cada dia.
Um Dia virou bestseller, vendeu mais de um milhão de cópias e foi traduzido em 37 idiomas, desde que foi lançado, em 2009. A adaptação para o cinema era inevitável e tem Anne Hathaway e Jim Sturgess nos papeis principais. A estreia no Brasil está marcada para 2 de dezembro.
![]() |
Cartaz do filme, Um dia, com Anne Hathaway e Jim Sturgess. |
0 comentários:
Postar um comentário