O pernambucano Evanildo Bechara, 83 anos, Doutor em Letras, autor da consagrada Moderna Gramática Portuguesa, Membro da Academia Brasileira de Letras(ABL). |
A Revista VEJA, nas páginas amarelas de sua edição de primeiro de junho, entrevista Evanildo Bechara, "por profissão, um propagador do bom uso do Português. A fala mansa de Bechara contrasta com o tom incisivo de suas críticas a certa corrente de professores..." Diz Bechara: "Alguns de meus colegas subvertem a lógica em nome de uma doutrina que só serve para tirar de crianças e jovens a chance de ascenderem socialmente".
Essa é apenas uma pequena parte do que podemos absorver de "uma verdadeira aula de um grande Mestre"! Autor de dezenas de livros, Bechara passou também décadas lecionando Português, Linguística e Filologia Românica, em universidades do Rio de Janeiro, da Alemanha e de Portugal.
Não tem um bom professor de gramática, do Ensino Médio principalmente, que não indique, no topo da lista das gramáticas, a do Bechara!
A seguir, um resumo que fiz das partes que considerei mais importantes da entrevista:
VEJA:Qual o papel da norma culta de uma língua?
BECHARA:Não resta dúvida de que ela é um componente determinante da ascensão social. Qualquer pessoa dotada de mínima inteligência sabe que precisa aprender a norma culta para almejar melhores oportunidades. Privar cidadãos disso é o mesmo que lhes negar a chance de progredir na vida. (...)
VEJA:"O Brasil está ficando pra trás no campo idiomático"- De que maneira?
BECHARA:Quanto mais a norma culta de uma língua é praticada, mais esse idioma e sua gramática evoluem. (...) A academia espanhola acaba de publicar uma gramática de 4000 páginas. O volume mais extenso que temos no Brasil possui 1000 páginas. (...) As línguas mais difundidas no mundo são justamente aquelas mais avançadas do ponto de vista gramatical. É o caso do francês e do inglês.
VEJA:Por que tantos brasileiros falam e escrevem tão mal?
BECHARA:O domínio do idioma é resultado da educação de qualidade. Isso nos falta de maneira clamorosa. O ensino do português nas escolas é deficiente. Uma das razões recai sobre o evidente despreparo dos professores. É espantoso, mas muitas vezes, antes de lecionarem a língua, eles não aprenderam o suficiente sobre a gramática. Além disso, não detêm uma cultura geral muito ampla nem tampouco costumam ler os grandes autores, como faziam os antigos mestres. (...)
VEJA:A adoção de palavras estrangeiras no Brasil é exagerada?
BECHARA:Sou a favor de combater os estrangeirismos que nada acrescentam à riqueza da nossa língua. Não faz sentido nenhum usarmos "delivery" no lugar de entrega ou "coffee-break" para nos referir a intervalo...
VEJA:A internet está empobrecendo a língua culta?
BECHARA: Não vejo a coisa dessa maneira. Se uma criança for bem apresentada à norma culta na escola, vai saber utilizá-la quando necessário, fora do ambiente da rede. Na internet, de fato, pratica-se uma linguagem muito particular, repleta de abreviações e símbolos no lugar de palavras. Tal modo de expressão é só mais um dentre tantos outros que uma mesma pessoa é capaz de assimilar.
o ensino da gramatólogia realmente esta defasado digo isto pois sou aluno do 2°ano do ensino médio e pretendo me especializar em gramatica
ResponderExcluir2022, lendo esse texto para corroborar que nossa língua está sendo sucateada.
ResponderExcluir