Oi pessoal! Por falar em prova da Petrobras e sabendo que as questões de interpretação de textos são sempre solicitadas em concursos dessa "grandeza", pensei em elaborar uma lista do que é mais importante nesse quesito. Só interpreta bem quem lê com eficiência! Mas, existe isso? Ler com eficiência? Claro que existe! Uma coisa é fazer uma leitura descompromissada, sem ver o tempo passar, por prazer, despretensiosamente... E é muito bom, não é? Outra coisa é ter que ler atentamente, tentando captar cada vírgula que o autor usou, entender o conteúdo, em tempo cronometrado e ainda fazer conjecturas acerca do que os enunciados pedem, normalmente com profundidade! Não é fácil! Uma leitura eficaz requer treino, repetição, exercício, concentração. Depois que estou no Meritus, tive algumas poucas aulas de interpretação de textos, no módulo básico. Mas, procurei compilar o que aprendi até aqui, listando o que, na prática, tem me ajudado muito. São"10 dicas" que considero, até agora, as mais importantes para uma bem sucedida interpretação de texto! Espero poder ajudar...
1 – Ler duas vezes o texto. Na primeira vez, faça uma leitura mais rápida, para se apropriar do assunto. Na segunda, comece a observar como o texto está articulado, seu desenvolvimento; o tipo de texto: se é dissertativo, narrativo ou descritivo; a paragrafação, etc.
2 – Observar palavras ou expressões conectivas que iniciam os parágrafos - a relação de um parágrafo com o outro pode indicar uma continuação, uma conclusão, ou ainda uma contraposição.
3 – Enumere cada parágrafo, para encontrá-lo mais facilmente e sublinhe em cada um a ideia mais importante ou tópico frasal .
4 – Ler com muito cuidado os enunciados das questões para entender TUDO o que foi pedido. Muitas vezes, um mesmo enunciado traz mais de uma afirmação e uma ou todas podem estar certas ou erradas - perceber as prováveis “pegadinhas” no enunciado!
5 – Sublinhar palavras “definidoras” dentro do enunciado, como: erro, incorreto, correto, não, etc., para não se confundir no momento de responder à questão.
6 – “Corte” palavras ou expressões acessórias, em períodos maiores principalmente, para “enxugar” o texto, obtendo o que é realmente importante.
7 – Levar em consideração não só o que o autor disse / escreveu, mas também o que ele quis dizer, ou seja, a sua intenção.
8 – Se o enunciado mencionar tema ou ideia principal, examine com atenção a introdução e/ou a conclusão.
9 – Se o enunciado mencionar argumentação, analise bem o desenvolvimento.
10 – Tomar cuidado com os vocábulos que remetem ou retomam outros vocábulos do texto: pronomes relativos, pronomes pessoais, pronomes demonstrativos, etc. O uso das setas, ligando determinantes --> determinados, ajuda muitíssimo nesses casos.
me ajudou bastante! muito obrigado
ResponderExcluirQue bom... Em 2013, prometo mil dicas de "Interpretação de Texto" e muito mais! Feliz Português Novo!!!!!!
ResponderExcluir