terça-feira, 5 de julho de 2011

Mude suas palavras... Mude seu mundo!

   Recebi esse vídeo em um e-mail já faz um tempo e talvez muitos já conheçam, mas achei interessante o suficiente para fazer uma pequena análise da sua mensagem. 
Então vamos lá!
   Ao elaborar uma mensagem, as palavras das quais o autor faz uso são contextualizadas para "persuadir" o interlocutor, dependendo da sua intenção, obviamente. No caso do filme apresentado nesse vídeo, o mensageiro - um velho senhor cego - se utiliza de um cartaz com uma frase para buscar "adesão" dos transeuntes e, assim, conseguir "ajuda". A frase é a seguinte: " SOU CEGO. POR FAVOR, AJUDE. "
   Incomodada com aquela situação, pois não vê o resultado esperado pelo ancião, uma jovem moça, que faz parte dos muitos que sempre passam por ali, se aproxima do pobre cego e usando o mesmo cartaz - neste caso, o canal de comunicação da mensagem - escreve no verso:" É UM LINDO DIA. E NÃO POSSO VÊ-LO. "
   A partir daí, a reação é outra. O enunciado, agora, tem um substancial conteúdo de intencionalidade: consegue atrair as pessoas através do apelo emocional; as palavras se tornam mais persuasivas e provocam reações de  compaixão, afeto, amor ao próximo. Essa é a intenção!
   Numa outra "visita" da moça, o pobre cego a reconhece e pergunta satisfeito: "O QUE VOCÊ FEZ?" Ao que ela responde:ESCREVI A MESMA COISA COM PALAVRAS DIFERENTES. "


Valeu ou não valeu a intenção???
Minha dica: ao escrever, pense em como as palavras vão "atingir" o seu "alvo". Se o assunto é racional, prático, seja objetivo! Se for algo mais emocional, íntimo, abuse da subjetividade, sem desfocar da INTENÇÃO! Palavras têm PODER!!! 

0 comentários:

Postar um comentário