quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Você estuda, estuda... e não consegue reter a matéria? Aí vão algumas dicas...

Dicas para aumentar a assimilação da matéria enquanto você estuda

Você sabia que estudar um conteúdo apenas lendo a matéria resulta numa retenção de aproximadamente 20% daquilo que você lê? Muito pouco, não é? Por isso é que você deve usar algumas estratégias de retenção, que podem aumentar o índice de aprendizagem para mais de 80%.
 

Existem alguns métodos que podem aumentar a retenção de tópicos básicos, ao estudar, tais como: recordar-se ativamente do assunto, fazer revisões periódicas do material didático e aprofundar-se na leitura da matéria.

Hoje vamos tratar do primeiro método citado, a recordação ativa do assunto ou matéria. O que seria isso? Esse método consiste em ler e pensar sobre aquilo que você está estudando. Para isso, você poderá:

Formular questões a serem respondidas antes, durante e após a sessão de leitura. Para tal, sublinhar os tópicos mais importantes vai ser de grande ajuda. Prefira fazê-lo com marca-textos, pois a memória visual também será trabalhada.

Tentar prever as conseqüências daquilo que está lendo. Pense no que acontecerá a seguir, no “porquê disso” e o que aconteceria “se isso fosse diferente”. Tente imaginar quais as conclusões do autor;

Fazer um resumo da matéria. Quais os principais pontos do texto que você leu? Quais as conclusões do mesmo?

Visualizar-se naquilo que está lendo. Exemplo: caso esteja lendo sobre as práticas de auditoria, imagine-se como o auditor que as executa. Caso o assunto seja licitação, imagine-se como o servidor público responsável por essa atividade, e assim por diante;

Por fim, crie um código de símbolos (asterisco, setas, estrelas...) para situar tópicos que são muito importantes e que devem sempre ser revisados.

Bons estudos!!!
                                                                                                                                             Fonte: Site Ponto dos Concursos

0 comentários:

Postar um comentário